Thursday, September 20, 2007

Médicos do Mundo apresentam Relatório sobre Acesso à Saúde

Decorrerá no dia 25 de Setembro, pelas 10h, na Faculdade de Ciências Sociais, o lançamento do Primeiro Relatório de Acesso à Saúde elaborado pelos Médicos do Mundo. Este lançamento conta com a presença do presidente dos Médicos do Mundo – Portugal, Rui Portugal e o Alto Comissário para a Imigração e Dialogo Intercultural, Rui Marques. Na sequência deste lançamento, nos dias 27 e 28 deste mês, terá lugar em Lisboa a conferência “ Saúde e Migração na UE “ com os ministros da saúde, membros da União Europeia.
Aos ministros serão apresentadas 25 boas práticas no âmbito da migração e cuidados de saúde. Nelas consta o inquérito realizado pelos Médicos do Mundo sobre o acesso aos cuidados de saúde dos imigrantes em situação irregular. Nesta primeira amostra deste inquérito focou-se os imigrantes e em particular os que se encontram em situação irregular. Foram ainda analisadas situações como a recusa de tratamentos, atraso no acesso aos cuidados de saúde e o facto de alguns imigrantes recearem ser detidos.
Os resultados apresentados sobre os imigrantes em situação irregular são inéditos, uma vez que, previamente, não existiam estudos deste teor, nacional e internacionalmente. Estes estudos realizaram-se em sete países europeus: Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e o Reino Unido. Os Médicos do Mundo pretendem reclamar acesso igual aos cuidados de saúde para todos os que vivem na Europa além de uma regulação ao acesso à saúde para estrangeiros gravemente doentes que não têm acesso efectivo a tratamentos nos seus países de origem.
Texto: Surraia Correia

No comments: