Monday, July 27, 2009

Soenga

Durante a semana de 20 a 24 de Julho, jovens da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, estiveram com as crianças e jovens do projecto À Bolina a dinamizar um atelier de construção de peças em barro. A actividade enquadra-se no trabalho final da disciplina de escultura, na qual os alunos Duarte Martins e Joana Alves tiveram a ideia de fazer uma soenga.

A soenga é um forno tradicional africano que consiste em escavar um buraco de terra, no qual se faz uma fogueira ao centro, onde depois são colocadas as peças para cozerem.

Inicialmente, a soenga iria ser no próprio bairro, mas como vai haver uma soenga em Montemor-o-Novo, no âmbito do programa Oficina de Etnocerâmica de Trás di Munti organizado pela professora Virgínia Frois, as peças feitas pelas crianças e jovens da Quinta da Serra vão ser levadas para aí cozerem. Desta forma, algumas crianças e jovens vão  estar em Montemor-o-Novo nos dias 21 e 22 de Agosto para ver o processo da soenga e, ainda, conhecer o trabalho das Oleiras de Cabo Verde.

Para os interessados em saber um pouco mais sobre o processo da soenga podem consultar o endereço http://sofiabeca.blogspot.com/2008/05/soenga.

Texto: CA

Wednesday, July 22, 2009

Visita à Quinta da Regaleira

No passado dia 17 de Julho, crianças e jovens do À Bolina deslocaram-se a Sintra para explorar a Quinta da Regaleira. Esta foi uma actividade desenvolvida em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC).

A partida do Prior Velho foi às 9h, com destino à Gare do Oriente, onde se apanhou o comboio com destino a Sintra.

Durante o percurso até à Quinta da Regaleira houve paragens em parques infantis e jardins em Sintra.

Assim que se chegou à Quinta da Regaleira, o grupo procurou um sítio para o almoço. Depois do grupo recuperar as forças, iniciou-se a caminhada pela Quinta da Regaleira. As crianças e jovens aventuraram-se pelas várias grutas escuras e puderam observar os lagos povoados por peixes e patos.

A opinião de João Abel Pandim sobre a visita à Quinta da Regaleira:

"O passeio foi muito divertido, passámos por grutas escuras, demos comida aos patos".

Foi o balanço do passeio pelas palavras do jovem João Abel Pandim. A Quinta da Regaleira é um sítio que vale a pena visitar, não só pelo contacto com a natureza, mas também pelo contacto com a arte, já que o local foi concebido em estilo neomanuelino.

Texto: CA




Monday, July 20, 2009

À Bolina acolhe segundo Intercâmbio de Crianças e Jovens

Depois de um primeiro encontro na Casa Pia de Lisboa, em Junho, a vaga de intercâmbios no âmbito do Projecto de Intercâmbio de Crianças e Jovens, desenvolvido pelo IAC e em parceria com cinco projectos do Escolhas continua. Desta vez, o bairro da Quinta da Serra foi o ponto de encontro dos projectos que se deslocaram ao bairro a 15 de Julho.

A manhã começou com a recepção dos grupos participantes e com jogos lúdicos. Depois as crianças e jovens da Quinta da Serra apresentaram o jornal de parede com algumas notícias do bairro e um trabalho sobre os elementos característicos que o bairro tem e os de que precisa.

No intercâmbio, houve tempo para uma visita guiada ao bairro, onde as crianças e jovens dos outros projectos tiveram a oportunidade de conhecer outras instituições que actuam no terreno, como os Médicos do Mundo ou a casa da irmãs. Durante a visita guiada as crianças e jovens mostraram as hortas familiares espalhadas pelo bairro, o chafariz e o cenário que ficou após a demolição de algumas casas no contexto do realojamento das famílias da Quinta da Serra.

O almoço partilhado decorreu na paróquia do Prior Velho, pelo que as crianças e jovens também puderam sair do bairro e conhecer um pouco a vila.

O resto da tarde foi preenchido com jogos de água no campo de futebol. O próximo intercâmbio será a 24 de Julho no bairro do Armador, em Chelas.


Texto: CA

A Branca Guineense e os Sete Aldrabões

No próximo dia 22 de Julho o salão Polóm vai acolher a peça de teatro A Branca Guineense e os Sete Aldrabões. Trata-se de uma peça criada por quatro jovens voluntárias do projecto À Bolina e que conta com a participação de crianças e jovens da Quinta da Serra. Adaptada à realidade do bairro, A Branca Guineense e os Sete Aldrabões promete fazer rir e pensar os espectadores.

Quem só ouviu a história da Branca de Neve e os Sete Anões não deve perder a versão bairrista da história! Às 15h do dia 22 de Julho abre o pano para se assistir à Branca Guineense e os Sete Aldrabões.  Para além do teatro vai haver apresentação de danças tradicionais africanas.

Texto: CA


Thursday, July 16, 2009

Piscina no À Bolina

Como a praia fica um tanto distante do bairro da Quinta da Serra, o Instituto de Apoio à Criança (IAC), através do projecto Rua, trouxe uma piscina para as crianças e jovens do bairro.
Temia-se que o Sol não aparecesse na quarta-feira, dia 7 de Julho, mas foi simpático e foi um dia caloroso e sem vento, contrariamente ao dia anterior.

A notícia do banho de piscina espalhou-se muito rapidamente pelo bairro. De boca em boca, os meninos foram passando a notícia. Antes que a piscina ficasse cheia, já o pátio do salão Pólom estava inundado de crianças e jovens com os seus calções e fatos de banho, prontos a entrar na piscina.
Logo pela manhã, os técnicos do IAC colocaram mangueiras na piscina para que pudesse estar pronta à tarde para as crianças e jovens que esperavam ansiosamente pelo iniciar da actividade.
Ainda que a piscina não tivesse ficado cheia na totalidade, as crianças e jovens da Quinta da Serra adoraram estar na piscina e de participar nos jogos de água!


Texto: CA

Fórum Escolhas

Os jovens do projecto À Bolina participaram no Fórum Escolhas nos dias 3 e 4 de Julho, no espaço Lx Factory, em Alcântara.
O Fórum Escolhas foi um momento de encontro de projectos Escolhas a nível nacional, onde os jovens experimentaram diversos workshops com componentes artísticas, como a dança e a música.
Durante o encontro assistiu-se ao encerramento da formação de coordenadores Escolhas e à entrega dos prémios para actividades inovadoras de diferentes projectos, bem como dos prémios para os melhores alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário.
De referir, que dos 180 projectos a nível nacional, o prémio de melhor aluno do ensino secundário foi entregue a Francisco Tavares, um jovem da Quinta da Serra. Na próxima edição da revista Escolhas vamos poder saber um pouco mais sobre a vida deste jovem que já ganhou também o prémio de melhor aluno do projecto À Bolina, no 1º período do ano lectivo passado.

Texto: CA
Colaboração: FMP