Friday, May 25, 2007

Visita de Alto Comissário ao À Bolina



No passado dia 23 de Maio, o projecto À Bolina recebeu a simpática visita do Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rui Marques, e da directora do CNAI, Francisca Assis Ferreira. Além da visita às instalações - às salas onde funcionam o apoio escolar, a ocupação de tempos livre e o CID@NET, a UNIVA e a Lojinha do Cidadão, além da parte administrativa do À Bolina, em que Rui Marques e Francisca Assis Ferreira foram guiados pelo coordenador José da Costa Ramos, foi feita a apresentação do blogue do projecto A Voz da Quinta, e de alguns blogues dinamizados no âmbito da criação da comunidade Rua do Mundo.

Monday, May 21, 2007

Indira


Os desenhos da Indira já aqui foram publicados mas ainda não tinhamos revelado a autora. Aqui fica o retrato.

Rua do Mundo




O Padre Valentim, a Tânia (da ASCQS), a Rosângela e o Junilto participaram numa sessão de informação sobre criação de blogues, dinamizada pela Carmo Piçarra, de A Voz da Quinta, e pelo David Melo, do CID@Net. Gostaram e voltaram na semana seguinte.

Wednesday, May 16, 2007

A Quinta da Serra e o Estado do Mundo

A Fundação Calouste Gulbenkian, no quadro do fórum cultural designado O Estado do Mundo, a realizar até Dezembro de 2007 e que deverá constituir uma reflexão aprofundada sobre o estado cultural do planeta, inclui no seu calendário de actividades uma programação específica para os Jardins da Fundação durante seis fins-de-semana consecutivos, no período compreendido entre os dias 1 de Junho e 8 de Julho de 2007. Para tal, a Fundação fez uma parceria com o ACIDI (através do Programa Escolhas), procurando fomentar uma relação de proximidade com as diversas comunidades imigrantes existentes no território nacional. O À Bolina, para o projecto Dias de Imagens - uma maratona fotográfica com máquinas LOMO - ilustrará a história do Miguel, baseada no quotidiano dos jovens do Bairro da Quinta da Serra.

A equipa Polom nos Dias de Imagens


"Miguel" é um olhar na primeira pessoa sobre o bairro da Quinta da Serra. Um rapaz de 12 anos, filho de emigrantes guineenses que chegaram ao bairro antes dele nascer. Miguel descreve essa época primordial da chegada ao bairro através dos testemunhos da família. Fala-nos da terra e da saudade da Guiné. Miguel fala também das coisas boas e más que lhe aconteceram: da carga policial no campo de futebol, do dia em que o padrasto lhe ofereceu o computador, do dia a dia no bairro, na escola e na família. Progressivamente apercebemo-nos de pequenas falhas, incoerências de discurso e por trás da história de Miguel aparecem outras histórias: a de Alina, Ana Francisca e Silvino, de 12, 11 e 13 anos, que na sua “apropriação” da história de Miguel com a qual interagem acabam por nos contar as suas próprias histórias.

Tuesday, May 15, 2007

O Principezinho Junilto


A história do Principezinho tocou-me muito quando ele diz assim: "Os olhos não vêem nada mas o coração é que vê tudo." Esta frase me faz lembrar dos meus momentos passados em que eu ficava sozinho nos lugares sagrados para procurar o meu Pai, adorá-lo. Às vezes o encontrava, outras vezes não. Nem percebia porque é que isto acontecia, mas depois de ser levado ao cinema pelo Sr. Padre Carlos, ouvi esta frase despertadora. Foi ai que percebi que os momentos que procurava o meu Pai do Céu com os olhos não o encontrava porque os meus olhos olhavam para as coisas visíveis e o meu pensamento pensava nelas e dai surgia tristeza, desespero, fraqueza. Mas nos momentos em que o procuro com o meu coração, sempre o encontro porque o meu coração olha coisas invisíveis dentro de mim, encontra amor, fé, esperança - encontra estas três coisas.

Junilto Alvarenga Netchemó

A Guiné-Bissau explicada pelo Junilto Netchemo


A Guiné-Bissau é um país com uma natureza muito linda porque tem uma fauna e uma flora muito belas. A luta armada pela independência da Guiné-Bissau iniciou-se clandestinamente em 1963. Esta luta foi iniciada por um partido – o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (P.A.I.G.C). Foi fundado em 19 de Setembro de 1956 por Amilcar Cabral (Abel Djace) e mais alguns companheiros: Luiz Cabral, Eliseu Trupim, Inácio Semedo, Fernando Fortes, Júlio de Almeida e Aristides Pereira. A luta armada da independência durou 11 anos. 1973 foi a data da proclamação da independência. O primeiro presidente eleito da Guiné-Bissau, em 1994, é o João Bernardino Vieira (Nino Vieira), que continua a ser o presidente da república da Guiné.

A primeira capital da Guiné era Bolama mas actualmente é Bissau. A Guiné-Bissau está dividida nas regiões de Bolama Bijagós, Quinara, Tombali, Oio, Bafatá, Gabu, Biombo, Cacheu e região autónoma de Bissau. Estas regiões estão sub-divididas em três províncias Norte, Sul e Leste. Eu gosto tanto dessa terra, particularmente das matas, das águas, praias, ervas medicinais e danças tradicionais. Todas essas coisas fazem parte do maravilhoso ambiente da Guiné-Bissau.

Friday, May 11, 2007

A vida do Silvino no bairro


Eu gosto do meu bairro porque nasci aqui. Cá tenho a minha família, tenho o apoio escolar e tenho todos os meus colegas e amigos. Vivo aqui porque é um bairro agradável e muito bom. Todas as pessoas que vêm ao meu bairro, falam muito bem dele. Aqui tudo começou quando o meu pai, que nasceu em Cabo-Verde, teve de vir trabalhar para Portugal-Prior Velho. Passados alguns anos, a minha mãe também veio viver para Portugal. Um dia a minha mãe ficou grávida de mim e, após nove meses, eu nasci. Passados alguns anos, nasceu a minha irmã, com um problema no fígado. Há uns anos atrás a minha mãe e a minha irmã queimaram-se com água quente e a minha irmã ficou cinco meses internada. Quando ela saiu a minha foi internada logo de seguida e, enquanto ela esteve no hospital, eu e os meus irmãos ficámos com a minha outra irmã mais velha. Quando a minha mãe saiu do hospital, eu entrei para a quarta classe. Neste mesmo ano, eu fui à minha terra natal, que é na ilha da Praia, passei dois meses em Cabo Verde e fiz lá os 13 anos. Foi muito fixe!

E então a minha vida também não é fácil.

Silvino Tavares Semedo
Turma: 5ºE
Escola E,B - 2,3 Bartolomeu Dias

Thursday, May 03, 2007

Como é que os nossos meninos lêem as notícias sobre o seu bairro?

O projecto À Bolina pela Ana Francisca


"Na Quinta da Serra existe um projecto que se chama À Bolina. È lá que estão inscritos mais de metade dos meninos da Quinta da Serra e passam o tempo a fazer os trabalhos de casa, a brincar e a divertir-se. Este projecto está a decorrer desde Dezembro. Este projecto serve para os alunos recuperarem as notas e até já recuperaram imensos alunos desde que começou. As monitoras, Catarina e Ângela, e também o Bernardo trabalham muito por isso. Comentário: Eu acho que este projecto é óptimo para um bom enriquecimento escolar."

Este trabalho foi escrito pela Ana Francisca Lopes, que frequenta o 5G, da Escola Bartolomeu Dias.