Wednesday, July 04, 2007

Valorsul sensibiliza crianças da Quinta da Serra


No âmbito das visitas das férias de Verão do À Bolina, a Rita, estagiária do GARSE (CML) levou um grupo de meninos da Quinta da Serra à Valorsul para sensibilizá-los sobre questões do ambiente.A empresa, inaugurada em 2000 pelo Primeiro Ministro José Sócrates, é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos.Com instalações apropriadas e bem equipada para o tipo de trabalho que desenvolve, a sua missão consiste em tratar os lixos através de um sistema tecnológico moderno e com uma gestão integrada que se adequa quer ao aumento crescente quer à diversidade dos resíduos urbanos.
Durante todo o percurso da visita às instalações, as crianças observavam atentas as máquinas a trabalhar e sem nunca deixar de ouvir o guia que falava acerca da importância da separação dos lixos. Aliás, o início de todo o tipo de trabalho de reciclagem é uma tarefa que se deve iniciar nas nossas casas, relembrava, sempre que possível, o técnico da Valorsul.
Diariamente, esta central de valorização eléctrica trata cerca de 2000 mil toneladas de lixos não separados, provenientes da zona da Amadora, Lisboa, Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira. À Plataforma de Descarga, onde o lixo é despejado antes de seguir para os fornos, chegam por volta de 600 veículos todos os dias. Na Valorsul não é feito nenhum tipo de separação de lixo, daí a importância da sensibilização para o cuidado na separação em casa.
Segundo o guia da Valorsul, cada pessoa produz pelo menos, um quilo e trezentas gramas de lixo por dia. Não devemos olhar os lixos produzidos como simples materiais sem utilidade possível mas ter em conta que podem ser reciclados e reutilizados para diversos fins. Aquilo que já não tem valor para muitas pessoas pode ser transformado em energia eléctrica. numa caixa de cartão, garrafa de vidro ou um fertilizante agrícola. Por isso a Valorsul, que funciona 24 horas por dia, pretende sensibilizar e educar as pessoas no que se refere ao tratamento a dar aos lixos, além de ter como função principal preparar os materiais para serem enviados para a indústria da reciclagem. Para conseguir uma maior qualidade de vida e um planeta mais limpo é preciso separar mais e melhor, foi este o conselho deixado pelo guia da visita.
As crianças regressaram para o bairro pouco convencidos sobre o trabalho desenvolvido pela Valorsul, até porque para eles a ideia de protecção do ambiente passa somente pela separação do lixo com a ajuda dos ecopontos. Mas prometeram que vão começar a preocupar-se mais com este tipo de assunto.

Texto: Surraia Correia

No comments: