Monday, February 05, 2007

«Ana e Hanna»: exclusão dos emigrantes em foco no Teatro D. Maria


Até 6 de Março está em cena, no Teatro Nacional D. Maria II,«Ana e Hanna», de John Retallack, com encenação de António Feio e interpretada por Rita Calçada e Vânia, a ex-Delirium. Com acção em Tavira, a peça reflecte sobre a questão da exclusão social, tema em foco na actualidade devido ao grande fluxo migratório a que o país assiste.
Esta peça fala de uma bonita amizade que nasce entre duas raparigas, de dezanove anos, a portuguesa Ana, cantora de karaoke, e a kosovar Hanna, recém-chegada à cidade de Tavira em busca de asilo político.
A vida destas duas raparigas cruza-se numa noite de verão e a partir daí trocam experiências e emoções. Ana é interpretada pela Vânia, mais conhecida na área da música como uma das Delirium, que agora se estreia no teatro. Esta personagem é muito pouco receptiva à chega de imigrantes à sua terra, tal como a maior parte da comunidade a que pertence. Já a personagem albanesa, vítima desta exclusão, veio do Kosovo com a mãe e o irmão. Hanna quer ser farmacêutica, enquanto a portuguesa apenas quer ser rica.
A paixão pela música será o factor dominante para que as duas jovens partilhem as suas vidas e que nasça uma amizade tão forte que nem a distância consegue destruir.
Uma peça para o público jovem, que foca dois lados da emigração: a voz de quem acolhe e a de quem é acolhido.
Para ver de 1 de Dezembro a 6 de Março de 2007, na sala Garrett. Quartas e Sextas às 11 horas, Sábados e feriados às 15:30 e Domingo às 11horas. A peça, para maiores de 12 anos, pode ser vista pelos participantes no Projecto À Bolina pelo preço especial acordado com o ACIME: 6€.

Texto: Surraia Correia
Foto: Teatro Nacional D. Maria II

No comments: