Friday, June 26, 2009

Projecto de Intercâmbio de Crianças e Jovens


Cinco crianças e jovens do projecto À Bolina participaram, no dia 24 de Junho, num projecto de intercâmbio na Casa Pia de Lisboa, em Xabregas. Este intercâmbio é promovido pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) em parceria com cinco projectos, nomeadamente, a Associação Luís Pereira da Mota (Loures), a Fundação O Século (S. João do Estoril), o CESIS (Bairro Zambujal) e o PISCJA (Bairro Armador).

A actividade iniciou com a apresentação dos grupos participantes e dinamização de diversos jogos. Posteriormente, houve trabalho de grupo. Cada grupo era constituído por quatro a cinco crianças/jovens de projectos diferentes. Com a orientação de técnicos do IAC e técnicos dos projectos, cada grupo trabalhou um conjunto diferenciado de direitos e deveres das crianças com dinamismo e muita motivação.

Antes da pausa para o almoço cada grupo apresentou o respectivo trabalho final. Depois do almoço seguiu-se a apresentação de um projecto semelhante realizado em França, por um técnico vindo daquele país. Num dos projectos dinamizados em França, de seu nome Agricultores do Coração, as crianças e jovens criaram uma horta comunitária com o objectivo de doar os alimentos colhidos a associações carenciadas.

Para finalizar, cada projecto reuniu-se para escolher um nome a dar ao projecto de intercâmbio de crianças e jovens que está a ser implementado em Portugal com o IAC e as cinco comunidades participantes. Os encontros vão continuar, esperando-se que os projectos envolvidos possam criar uma acção de solidariedade com base nos direitos das crianças.

Texto: MRV e CA

No comments: