Monday, June 01, 2009

Segurança na Internet- Chats e Redes Sociais



Numa sociedade em que a Internet é cada vez mais utilizada pelas crianças e jovens, há que ensiná-los como navegar nessa imensa rede e, sobretudo, alertá-los para os perigos desta ferramenta.
Aproveitando a comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) propôs que os vários centros de inclusão digital, distribuídos pelo país, abordassem o tema da Segurança na Internet junto dos seus destinatários.
Nesse sentido, o projecto À Bolina realizou uma actividade no dia 22 de Maio, com o objectivo de alertar as crianças e jovens dos perigos dos chats e das redes sociais.
A actividade iniciou com uma sessão de vídeo do capítulo 32 da telenovela Páginas da Vida, exibido pela Rede Record. Seguiu-se depois a apresentação de um PowerPoint sobre os perigos dos Chats, tais como o Messenger, e das redes sociais como o Hi5. Após a apresentação as crianças e jovens comentaram o vídeo visionado e deixam alguns conselhos para uma utilização segura da Internet, quando se trata de chats e redes sociais:
-não divulgar informação privada a desconhecidos;
-ter em atenção os dados explorados numa sala de chat;
-colocar os perfis como privados;
-aceitar apenas utilizadores que já se conhece pessoalmente.

No comments: