Monday, August 10, 2009

3º Intercâmbio no Bairro do Armador

No dia 24 de Julho, o À Bolina participou no terceiro intercâmbio do Projecto Solidariedade à Solta. Desta vez, as crianças e jovens da Quinta da Serra foram conhecer o Projecto de Inclusão Social Crianças e Jovens do Armador (PISCJA), em Chelas.

O À Bolina marcou presença neste intercâmbio com os jovens Ivan, Arlindo e Kaiase, acompanhados das técnicas Charlotte e Marta.

Como já é habitual, a sessão começou com a apresentação dos grupos participantes e com jogos didácticos. Assistiu-se depois a um pequeno filme sobre os direitos da criança e após esta actividade, as crianças e jovens do Armador apresentaram o direito escolhido e a acção de solidariedade. Tal como em França, o PISCJA decidiu cultivar frutas e legumes para doar aos mais necessitados. O local de cultivo será a Quinta Pedagógica, nos Olivais, e os alimentos serão entregues à Santa Casa da Misericórdia do bairro do Armador.

Ainda no período da manhã, realizou-se um atelier de culinária com a orientação das técnicas do PISCJA. Os participantes foram divididos em três grupos e cada um ficou responsável por confeccionar uma receita: waffles, sumos de fruta ou salame. Durante o almoço provámos os sumos de fruta e o salame, enquanto os waffles ficaram para o lanche na Quinta Pedagógica dos Olivais.
Na Quinta Pedagógica fomos guiados por um hortifruticultor, que nos explicou o processo da agricultura biológica e mostrou as frutas e legumes cultivados naquele espaço. Ainda na Quinta pedagógica, as crianças e jovens realizaram um peddy-paper e depois lancharam os waffles.

E assim foi o 3º intercâmbio do projecto Solidariedade à Solta.

Text0: CA

No comments: