Thursday, August 13, 2009

Uma semana de muito conhecimento

Antes da ida a Montemor-o-Novo para cozer as peças na soenga, Fulgêncio, um jovem do projecto À Bolina, esteve naquele local para participar numa formação em cerâmica e olaria. Fulgêncio conta-nos a sua experiência com o texto "Uma semana de muito conhecimento!"

A formação foi muito boa! Da minha parte, gostei muito de conhecer as pessoas com as quais trabalhei durante a formação.Obtive novos conhecimentos e aprendi a dar valor a coisas mínimas.

Quando chegamos à cidade, fomos encontrar com a professora Virgínia no centro juvenil, onde ficámos hospedados.

A professora apresentou-nos as mestras caboverdianas que vieram de Cabo Verde para nos dar formação. Foi muito bom trabalhar junto com elas nesta área de cerâmica e olaria e ver de perto como é que elas trabalham com barro e a maneira como montam as peças.Logo no primeiro dia, eu e a Marta montámos uma peça cada um. Como é óbvio, não saiu muito bem e, ao final da tarde, a encarregada do centro juvenil convidou-nos a visitar o centro e as actividades que lá se fazem; cada uma das salas tem o seu objectivo. Visitamos por volta de quatro salas:a de fotografia, a de pesquisa dos cogumelos, a de audiovisuais e um estúdio de som.


No segundo dia quando saímos da formação fomos visitar oficina da criança que foi umas das coisas mais interessantes e espectaculares que vi naquela cidade.A oficina da criança foi um lugar onde passaram a maioria dos jovens e crianças de Montemor -o -Novo. É um sítio onde as crianças não são obrigadas a fazer uma coisa específica mas, onde podem inventar as suas próprias coisas e pôr em prática a sua imaginação.

No nosso terceiro dia de formação, fizemos algumas peças e, ao final da tarde, fomos visitar o castelo da cidade, onde havia uma exposição de Erwin Olaf, fotógrafo Holandês cujo trabalho fotográfico é baseado nas pinturas de grandes pintores Espanhóis.

No quarto dia da formação, fomos a uma quinta apanhar bosta de vaca para poder cozer na soenga as peças que fizemos.

No quinto e último dia saímos mais cedo para arrumar as nossas malas para voltar a Lisboa, depois fomos visitar o convento que é o local onde a professora Virgínia tem o seu atelier.

O momento mas difícil foi despedir das pessoas com quem fizemos amizade, porque receberam-nos de braços abertos e também foi difícil deixar aquela cidade maravilhosa e tranquila, que tem quase tudo o que uma cidade grande não tem: harmonia, vivência em comunidade e a maneira como lidam uns com outros.

Gostaria de partilhar aquilo que aprendi com os jovens e crianças do bairro - como saber viver em paz, sem problemas e envolver as crianças mais cedo nas actividades comunitárias (como por exemplo construir uma oficina da criança) que pode ajudar muito os miúdos no futuro porque vão começar a usar ia criatividade para fazer algo de bom e interessante como por exemplo trabalhar com barro, bordar, fazer rendas, aprender a coser, trabalhar com madeira para fazer alguns objectos comuns ou pessoais.

Eu sugeria que se pudesse formar uma equipa de futebol masculina e feminina porque esta é uma das coisas que atrai mais jovens e crianças.

Sei também que é preciso ter alguém que possa nos ajudar a manter firme esta ideia!


Texto introdutório: CA

Fotos: Marta Nunes



No comments: