Wednesday, June 27, 2007

Tarde de capoeira no espaço Polom

Alguns jovens do bairro da Quinta dos Barros, que integram a Associação Sócio Cultural da Capoeira-Preservação da Mandinga, estiveram no espaço Polom para fazer uma demonstração da capoeira com o propósito de motivar os jovens e adolecentes a praticar este desporto. Fundada em Dezembro de 2003, pelo Mestre Ulisses, residente em Portugal há 11anos, esta associação tem como objectivo a preservação da história da capoeira, prática e desenvolvimento deste jogo que também é uma arte.
O mestre Ulisses diz que a palavra mandinga significa “liberdade dos movimentos” e também prática da capoeira. Mandinga significa preservar tudo o que aprendemos para mais tarde influenciar a toda a nossa cultura positivamente, o que é uma forma de trabalho.
A capoeira para o mestre, com 32 anos de percurso neste meio, tem muitos significados. É uma forma de praticar desporto, é folclore brasileiro, forma de estar na vida e luta, o último estágio a que o praticante deve recorrer. A capoeira faz a junção do "bem e do mal" pois muitos praticantes iniciam-se na actividade para aprender a brigar. Nesta modalidade, o difícil é saber defender-se, mas a capoeira quer também ensinar o que está errado. É ainda uma técnica de defesa e ataque já que o atleta aprende a defender-se em vez de atacar directamente ao ritmo do birimbau que, segundo Ulisses, é o verdadeiro mestre pois é quem dita o ritmo.
Atentos às demonstrações, jovens e crianças observaram as técnicas e tácticas sobre a capoeira. Também não quiseram ficar sem experimentar e o animador do pátio Bernardo, com muitas crianças foi um dos que se juntou aos praticantes desta modalidade que cada vez mais ganha novos adeptos.

Texto: Surraia Correia

No comments: