Thursday, June 14, 2007

Uma tarde no Cid@Net


“O espaço cid@net tem funcionado cada vez melhor”. É com esta afirmação que o responsável David Melo faz o balanço ao longo desses meses de trabalho no bairro da Quinta da Serra. Para um funcionamento cada vez melhor, as regras são também para se cumprir e respeitar. Por isso as crianças já sabem os dias e as horas que podem utilizar os computadores. Ao todo são seis e só é permitido uma pessoa por computador.
Ana Francisca Lopes é uma frequentadora assídua. Tem 11 anos e anda no 5º ano, diz que aproveita o tempo que tem para jogar e também fazer os trabalhos da escola. “ É que agora tem de ser feito no computador”, diz ela muito concentrada no seu jogo de maquilhar. Ao seu lado, está a Cátia Afonso, de 9 anos, que revela pouco entusiasmo. É que ainda só sabe jogar os jogos mais simples, pois não tem muita prática a mexer nos computadores.
Aliás, segundo o David, o espaço é muito procurado para se aceder aos sites dos jogos, coscuvilhar os Hi5 dos amigos e opinar sobre as fotos. Embora também se façam alguns trabalhos de pesquisas para a escola... Para o ajudar na tarefa de colocar ordem na sala, o David conta com o apoio do Inácio, um dos jovens do bairro com a responsabilidade de “tratar os miúdos”, isto é, assegurar que as crianças e os jovens se portam bem. Tem de garantir que mesmo os mais “chatos”, que por vezes acabam por destabilizar um pouco, são controlados.
Enquanto isso, o “mestre” David continua a ser solicitado para prestar apoio técnico e informático - como criar emails e endereços de H5...


Legenda:O "nosso" engenheiro David Melo, o técnico CID@NET do À Bolina,


Texto de Surraia Correia
Fotos: Maria do Carmo Piçarra, Miguel Mendes Júnior

No comments: