Thursday, June 14, 2007

UNIVA dinamiza procura de emprego na Quinta da Serra


A funcionar desde Abril, a Unidade de Inserção na Vida Activa (Univa) do Bairro da Quinta da Serra é animada por Rita Seixas, cujo trabalho consiste em integrar pessoas no mercado de trabalho. Outra das suas missões é encaminhar pessoas para a obtenção de certificados de aptidão profissional, fazer certificação dos cursos e ainda apostar na área de formação dos utentes. Fazer currículos, escrever cartas de apresentação e de candidatura espontânea, como se comportar numa entrevista de emprego fazem parte da oferta formativa.
Rita Seixas afirma que o seu público alvo são todas as pessoas, imigrantes e minorias étnicas residentes no bairro embora geralmente as UNIVA atendam sobretudo utentes entre os 15 e os 30 anos. No caso da Quinta da Serra excepcionalmente têm sido atendidas pessoas com 40 anos e mais. Para divulgar o seu trabalho, a Rita foi ajudada por alguns jovens do bairro que distribuíram nas caixas dos correios um folheto com os horários de funcionamento e os objectivos da UNIVA. Assume, no entanto, que das pessoas que foram aparecendo a maioria veio por comunicação boca a boca através dos vizinhos e ou amigos.
Relativamente às solicitações de emprego mais comuns, a animadora diz que são sobretudo as senhoras que procuram ofertas na área da limpeza e hotelaria, nomeadamente para empregadas de copa e empregadas de balcão, mas que aumentou a busca de trabalho área da construção civil.
Rita Seixas diz que os jovens também aparecem cada vez mais, pois estão a aperceber-se que, além da escola oficial, existem alternativas para tirar um curso ou obter um certificado profissional. Neste momento está, portanto, muito centrada em dar resposta aos jovens que, dado a sua idade avançada, procuram outras vias de ensino além da tradicional porque as idades já começam a ser avançadas.
Fazendo o balanço da sua actividade, diz que é “claramente positivo” e assume que a integração da Univa na comunidade foi muito boa, tendo havido uma óptima adesão da população e sucesso no encaminhamento de alguns jovens para cursos.
A responsável revela que ainda há muito trabalho a fazer, nomeadamente na formação em técnicas de procura de emprego e quanto a visitas com os jovens aos diferentes centros de formação.
Tendo de momento 54 pessoas inscritas, sendo que dez conseguiram emprego através da UNIVA, esta funciona por marcação, de segunda a quinta-feira das 15às 20h e terça das 10 às 17h.

Texto: de Surraia Correia

No comments: