Monday, January 28, 2008

Notas do primeiro período em alta


A Dirce Rodrigues, com a ajuda do Bernardo Gomes, tem desenvolvido um trabalho notável com as crianças e jovens que frequentam o apoio escolar. Faz um balanço positivo da actividade, ilustrado pelas poucas negativas registadas neste final do primeiro período. “ Isto prova que os estudos e o acompanhamento na realização dos trabalhos de casa estão a ter progressos”, afirma a técnica.
Questionada sobre o progresso dos alunos, Dirce afirma que os seus meninos têm aproveitado bastante o apoio escolar que lhes é dado e que no primeiro ano de implementação do À Bolina, foi possível notar melhorias a vários níveis em relação aos alunos que beneficiam deste apoio.
A pessoa que colabora mais assiduamente com a Dirce é o Bernardo, jovem universitário mas um histórico no apoio escolar às crianças e jovens do bairro, actividade que já desenvolvia voluntariamente antes da existência de um Escolhas na Quinta da Serra. Para si o trabalho continua a ser importante e constata que, com a redução do número de crianças, tal permite fazer um acompanhamento mais individualizado. Esta redução do número das crianças no apoio escolar deve-se, segundo o Bernardo, à concorrência do Cid@Net, dado que os mais crescidos acabam por passar mais tempo nos computadores e já raramente vão para a sala de estudo fazer os trabalhos de casa. De momento a maioria dos inscritos no apoio escolar são “as crianças que estão na escola primária e alguns do 5º e 6º ano”.
Os materiais e jogos didácticos adquiridos pelo projecto permitem agora um bom trabalho de investigação e pesquisa por parte dos miúdos quando tal lhes é solicitado nas escolas. Aqui, o apoio do Cid@Net tem sido imprescindível.
Bernardo Gomes acha que o funcionamento e o apoio prestado aos alunos melhorou bastante, sublinha que o espaço está sempre organizado e limpo e que o facto de a Dirce ser professora é um grande contributo para estas crianças estarem cada vez mais preocupadas em fazer sempre os trabalhos de casa.

As melhorias, que também foram sentidas nas escolas - tanto na Primária do Prior Velho como na Bartolomeu Dias -, são afectadas porque nem sempre há um empenho dos pais em cumprir com a sua quota parte: o pagamento das mensalidades, um valor quase simbólico: 5€. “O desinteresse é por vezes da parte dos pais. Muitas crianças acham útil e importante para elas a frequência do apoio escolar. Sem falar na preocupação que revelam quando têm trabalhos difíceis…” diz a responsável.
No quotidiano do apoio escolar, primeiro fazem-se os trabalhos de casa - ou os trabalhos passados pela Dirce – a que se seguem os jogos no pátio.
A técnica do apoio escolar acha que foram cumpridos os objectivos propostos o que é patente nos resultados revelados no final deste período escolar. As dificuldades no português – sobretudo no caso dos alunos chegados recentemente da Guiné e Cabo Verde - e na matemática continuam a ser dominantes e a precisar de um investimento suplementar. As metas para o próximo semestre são trabalhar cada vez melhor com estes alunos para que apresentem sempre melhores resultados, arranjar soluções para os que têm mais dificuldades e sobretudo tentar prestar atenção a cada criança em particular para ajudá-la a superar as suas dificuldades específicas.
Texto: Surraia Correia
Fotos: José Semedo

No comments: