Tuesday, January 29, 2008

Retratos da Quinta da Serra

Há mais de dez anos, a fotógrafa Maria Vitória Vaz Pato empreendeu um trabalho fotográfico onde quis revelar a vida e o modo de estar dos imigrantes que residem no bairro Quinta da Serra, no Prior Velho.
Na Quinta da Serra vivem imigrantes africanos, que primeiro construiram as suas barracas e esperam por realojamento desde que começaram a construir uma nova Lisboa.
Maria Vitória Vaz Pato assume que com os seus retratos pretendeu sobretudo registar o nome, o olhar e gesto de viver dos artistas que foram importantes para a construção de grandes obras na área de Lisboa e mostrar através das fotos o contacto com as suas famílias após mais um dia difícil de trabalho.
Durante anos as suas fotografias, aguardaram em molduras, já prontas para serem reveladas ao mundo, e arrumadas criteriosamente dentro de caixas – por séries temáticas – que um espaço as acolhesse onde os seus protagonistas as pudessem ver. Muitos deles já partiram – foram realojados finalmente ou foram trabalhar para França, também – mas o À Bolina vai abrir em breve as portas do salão Polom e receber o bairro, a autora e os amigos para a exposição “Retratos da Quinta da Serra”.

Quem é Maria Vitória Vaz Pato
Nasceu na cidade do Porto onde iniciou os estudos universitários que veio a concluir em Paris em 1963.
Maria Vaz pato é doutorada em Microbiologia na Sorbonne. Enquanto esteve em Paris, conviveu nos anos 60/70 com os grupos de estudantes africanos e em Itália participou activamente no Seminário “Socialismo e África”.
Regressada a Portugal, deu aulas de alfabetização em bairros degradados de Lisboa e nos anos 80 foi aluna do AR.CO após iniciar uma preparação artística. No âmbito do seu curso no AR.CO elaborou e colaborou em alguns trabalhos: “Mercados em Portugal,” “ As Vilas Operárias de Lisboa e a Aldeia do Piódão”.
Texto: Surraia Correia

No comments: