Thursday, January 10, 2008

O GAAF junto das crianças do Prior Velho

O Instituto de Apoio à Criança, uma instituição particular de solidariedade social que tem como objectivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, defender e promover os seus direitos, tem como uma das valências do SOS- Criança a Mediação Escolar no qual está inserido o projecto GAAF (Gabinete de Apoio à Família), que agora começou a operar no Prior Velho.
O GAAF pretende cooperar com as entidades públicas e particulares na definição de uma política nacional os problemas de prevenção e protecção à criança. Sendo uma das suas finalidades trabalhar os problemas de abandono escolar, situações de violência dentro do recinto da escola entre outros, está a funcionar na escola primária do Prior Velho um gabinete que trabalha estes casos.
Este trabalho está a ser feito por um técnico, que tem colaborado com os outros animadores de pátio do À Bolina que também aí desenvolvem um trabalho bastante significativo para a escola. A função destes técnicos é trabalhar sobretudo com os alunos de modo a prevenir e evitar o abandono escolar, o absentismo e possibilitar um envolvimento parental activo na escola.
Assim, isto permite-lhes acompanhar e prestar apoios aos alunos dentro e fora das escolas e ainda junto dos seus lares e sempre trabalhando com o objectivo do bem-estar das crianças.
Texto: Surraia Correia

No comments: