Tuesday, January 16, 2007

Hip-hop: as origens


Afrika Bambaataa


Movimento cultural que surgiu na Jamaica a partir da mistura da tradição africana do canto falado e a animação dos bailes dos guetos jamaicanos, foi levado às comunidades afro-americanas do Bronx, Queens e Brooklyn de Nova Iorque pelo DJ Kool Herc, no início dos anos 70. A criação do termo hip-hop para descrever esta cultura é atribuída ao DJ Afrika Bambaataa. A cultura hip hop é constituída por três elementos: RAP, Grafitti e Breakdance. RAP, ou rhythm and poetry (música e poesia), é a expressão musical-verbal da cultura. Grafitti é a arte plástica através de desenhos coloridos feitos por grafitteiros e Breakdance representa a dança. Há quem considere o DJ o quarto elemento e o beatboxing, o quinto, enquanto outros consideram activismo político, moda hip-hop e gíria hip-hop como outros elementos marcantes.

Foi no final da década de 60, nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque que a cultura emergiu, em autênticos guetos em que existia pobreza, violência, racismo, tráfico, carência de infra-estruturas, de educação, etc. Na inexistência de espaços de lazer, era na rua que os jovens se juntavam e frequentemente se organizavam em gangs, que se confrontavam duramente na luta pelo domínio territorial. Nestes bairros habitados por imigrantes, vindos predominantemente da Jamaica, faziam-se festas de rua com equipamentos sonoros poderosos chamados Sound System. O Sound System foi levado para o Bronx pelo DJ Kool Herc que, com apenas 12 anos, imigrou para os EUA com a família, atraída pelo estilo de vida americano. Herc introduziu também o Toast, um modo de cantar semelhante ao do RAP, com rimas bem feitas, muitas vezes politizadas e outras com teor sexual.

Desenvolveram-se então várias manifestações artísticas de rua nas áreas da música, dança, poesia e pintura. Alguns gangs passaram a canalizar a violência para essas novas formas de expressão. Frequentam festas e dançam break, competindo com passos e não com armas, aderindo à proposta de Afrika Bambaataa. Nascido a 10 de Abril de 1960 como Kevin Donovan, Bambaataa veio a tornar-se não só precursor do Hip-hop como o fundador e líder da Nação Zulu (Zulu Nation). Isso foi depois de ter pertencido ao gang Black Spades (Espadas Negras), um dos mais temidos de Nova Iorque, e de ter repudiado as lutas entre gangs. Usou diferentes estilos musicais para criar rap, e foi desde o uso de temas de James Brown a temas dos europeus Kraftwerk misturando-lhes o canto falado trazido da Jamaica pelo DJ Kool Herc. O DJ Holywood foi o primeiro a introduzir MC’s que animavam as festas com rimas e frases sobre a comunidade, a festa e sobre aspectos do quotidiano. Já Taki 183 revolucionou Nova Iorque espalhando as suas Tags (assinaturas) pela cidade e chegou a ser objecto de um artigo pelo Nova Iorque Times. Depois dele vieram Blade, Zephyr, Seen, Dondi, Futura 2000, Lady Pink, Phase 2, entre outros.

No comments: