Tuesday, February 12, 2008

Mais um jovem que se juntou à equipa do À Bolina


O À Bolina conta com mais um jovem colaborador. Chama-se Arquil Tavares, tem 27 anos e vive no Bairro da Quinta da Serra. Este novo membro é responsável pela dinamização do Cid@Net2, um espaço onde as crianças dos 8 aos 12 anos passam algumas horas jogando, aprendendo através de CD’s didácticos e navegando na Internet. “Tem sido um pouco cansativo mas fixe”, afirma o Arquil que ainda se está a acostumar à agitação das crianças que frequentam o apoio escolar. A funcionar com grupos de cinco crianças este CID@Net2 aposta na realização de jogos didácticos concebidos pela Porto Editora e apropriados para a idade escolar além das pesquisas para a realização de trabalhos escolares. Estas pesquisas são prioritárias e no que toca a jogos Arquil acrescenta que, se fosse possível, apenas queria que estes fossem mais variados.
Apesar da sua juventude, Arquil Tavares é um veterano no associativismo. Colaborou em vários projectos que foram implementados no bairro. Também foi um dos jovens que frequentava o apoio escolar dinazamizado pela Associação Polom, tempos que recorda com saudades, e como desportista esteve nos Raízes de África durante dois anos chegando a participar num torneio de futebol de federados. Em 2000 foi mediador na escola EB1 do Prior Velho quando colaborava com a INDE. Aliás, foi durante a sua colaboração de três anos com a INDE, que o Arquil conseguiu um estágio através do projecto de reinserção de jovens nas empresas. Aplicado, acabou por ser um dos jovens integrado na empresa onde desde há seis anos desempenha funções como técnico de reciclagem de consumíveis de informática.
Além de monitorizar actividades com as crianças no Cid@Net2, o Arquil, juntamente com o José Semedo, têm vindo a dinamizar um grupo de jovens denominado Nova Geração Polom, em homenagem à antiga associação Polom. Este grupo têm organizado actividades para os jovens do bairro e promete muitas iniciativas durante este ano.
Texto: Surraia Correia
Fotos:José Semedo

No comments: