Thursday, December 06, 2007

1º Seminário das Associações Baboque em Portugal

Decorreu nos dias 24 e 25 de Novembro, nas instalações da Escola Secundária de Odivelas, o 1º seminário das Associações Baboque sob o tema “Planear o Futuro” e em que foi discutida concretamente a intervenção das Associações Baboque no domínio da Educação na Guiné-Bissau. O encontro teve uma participação de 43 seminaristas de entre os quais apenas três eram do sexo feminino.

O seminário teve início com a apresentação da Associação Baboque que resultou, resumidamente, de uma rede das associações que, ao longo do tempo, foram criadas nas aldeias da comunidade Manjaca, e foi alargando e promovido pelos imigrantes espalhados em vários países da Europa.

A Associação Baboque teve um projecto financeado pelo CIDAC, para construção das escolas nas aldeias do Sector de Canchungo que se concluiu com uma totalidade de 24 escolas construídas.

O CIDAC e a Baboque fiveram uma missão conjunta de avaliação e identificação dos projectos, concluída positivamente embora das 24 escolas construídas três delas estejam encerradas por falta de professores, sendo que o Ministério da Educação salienta não dispor dos meios financeiros para garantir o funcionamento de todas as escolas construídas em geral e em particular do Sector em epígrafo, dando assim uma prioridade às das aldeias mais distantes do centro (Canchungo neste caso). Relativamente ao segundo ponto da missão, foram identificados muitos projectos relativamente aos quais ficou para fase seguinte a manutenção e construção das latrinas nas escolas primárias e construir ou recuperar as escolas encerradas para fazer funcionar os cursos profissionais, sendo este último ponto considerado o mais importante na formação e capacitação dos jovens que, após a conclusão do secundário, ficam sem qualquer tipo de formação/ocupação.

Após os trabalhos o Presidente da Baboque em Portugal agradeceu a todos os participantes a sua presença e de seguida encaminhou-os para um apreciado almoço com pratos típicos da Guiné. O semanário encerrou após a grande actuação do grupo cultural representante da associação Baboque.

Texto de Domingas Enquebam

No comments: