Thursday, December 06, 2007

As Pinturas Cantadas das Mulheres de Naya

Ainda também em exposição pode-se ver as "Pinturas Cantadas" pelas pintoras de Naya, Índia.
Na Índia a tradição é antiga, entre homens e mulheres da comunidade Patua que já cantavam histórias em longas tiras de papel.
Hoje em dia, muitas mulheres de Naya levam esta profissão à sério e encaram-na como modo de subsistência.
Muitos dos temas são devocionais e sociais. Mas durante toda a exposição verifica-se que são vastos os temas como o 11 de Setembro, em que se retrata os ataques de Bin Laden às Torres de Nova Iorque, assim como o desespero das pessoas, a discriminação das mulheres e a doença do século que é a Sida.
Também o Tsunami de 2004 mereceu destaque nestas pinturas feitas através de folhas de papel justapostas coladas em tecidos.
As narrações dos acontecimentos que marcaram o mundo e que de algum modo são também informativas para a comunidade, como o caso da luta contra a Sida dominam actualmente as pinturas das mulheres que assim vão ganhando a vida.
As tintas utilizadas para os trabalhos são feitas através de pigmentos naturais, o que requer todo o cuidado no acto das pinturas
Esta forma de expressão e prática cultural tem tido uma boa aceitação no mercado e o negócio parece estar a crescer bem.As mulheres de Naya contam ainda com o apoio do governo que já permitiu criar uma sociedade com 16 mulheres.

Texto:Surraia Correia
Foto: Cedida pelo Museu Nacional da Etnologia

No comments: