Thursday, December 27, 2007

À Bolina na Cinemateca Júnior

Quando ainda em Outubro de 2007 me reuni com a Antónia Fonseca e a restante equipa da Cinemateca Júnior para averiguar da possibilidade de experimentarmos uma formação com continuidade de rapazes e raparigas abrangidos pelo Programa Escolhas não imaginava a intensidade que esta experiência com este grupo de rapazes e raparigas da Quinta da Serra viria a adquirir.
Durante semanas habituámo-nos a chegar e a encontrar os sorrisos de todos, mas sobretudo da Mariana e da Neva. E o da Antónia, claro, que descia a correr, da Barata Salgueiro até aos Restauradores, para receber, para falar com o grupo dos filmes que escolheu com tanto cuidado. Alguma inquietude - é a da idade - e uma enorme alegria foram constantes da parte do grupo. E os afectos, sim. Porque neste até já - esperamos -, até 2008, ficamos cheios de saudades.
É preciso saber que, para estes rapazes e raparigas, não é um hábito ir ao cinema. Os pais, imigrantes, trabalham muito e nem sempre têm à vontade para se moverem nos nossos espaços públicos. O espaço público que conhecem é outro onde, não obstante algumas manifestações de criminalidade de que são as maiores vítimas, perdura um certo sentido de vizinhança e uma vivência que reproduz a das suas comunidades de origem.
Também é preciso saber que durante cinco semanas estes rapazes e raparigas sairam da escola a correr para, mal-almoçados, virem ver que surpresa tinha a Antónia preparado ou para ouvir a Neva explicar-lhes as estórias do pré-cinema. É preciso sublinhar que a vontade com que o Eduino e o Isinildo apanharam o 45, que na sua marcha lenta, os trouxe do Prior Velho aos Restauradores, nos dias em que perderam o transporte da câmara de Loures ou da paróquia do Prior Velho.
Que conste ainda a tentativa do Ruben de construir uma lanterna mágica. E como para eles Manoel de Oliveira se tornou um cineasta conhecido. Quando fez 99 anos reparam nas entrevistas que deu. E, sobretudo, não se esquecem dos risos e das emoções que lhes causaram o "Charlot", o "Sr. Hulot", o "ET" e o "Aniki Bóbó". Tão cedo não esquecem fórmula mágica que ainda no outro dia cantaram em coro a brindar a chegada da Antónia:
"Aniki-bébé / Aniki-bóbó
Passarinho Tótó
Berimbau, Cavaquinho
Salomão, Sacristão
Tu és Polícia, Tu és Ladrão".

Os nossos agradecimentos à Cinemateca Júnior.

Texto: Maria do Carmo Piçarra
Fotos: Ana Sofia Lopes

No comments: