Tuesday, December 04, 2007

Aulas de alfabetização de adultos decorrem no Salão Polom


Foi com o espírito de voluntariado que cinco amigas, do padre Valentim Gonçalves, quiseram ajudar os adultos a aprender a ler e a escrever. Desde o ano passado que as aulas decorriam na Paróquia de S. Pedro, no Prior-Velho mas, agora é na sala do apoio escolar do projecto À Bolina que se realizam as sessões com adultos do bairro da Quinta da Serra.

Em conversa com uma das professoras, Nair Azevedo, formada em psicologia, constatamos que essas alunas, com mais de cinquenta anos, ainda têm muita vontade em aprender a escrever e sobretudo ler.

São as mesmas senhoras do ano passado e os números têm vindo a crescer e já contam com as presenças de dois jovens que estão a frequentar o ensino recorrente. Além dos novos alunos que vieram devido à importância das aulas serem mesmo dentro do bairro.

Quando questionada sobre que tipos de métodos utilizam para poder ensinar os alunos, Nair Azevedo, confessa que não existe nenhum específico: “ trabalhamos em torno das palavras propostas por elas mesmas”. È sobre essas palavras que as outras voluntárias como Ana Isabel, Inês D´Orey, Olga e Cecília depois trabalham com as senhoras dando uma continuidade no sistema criado por elas. No fundo acabam por trabalhar os sons e montam outras palavras através das mesmas letras.

Nestas últimas semanas têm trabalhado sobre a palavra saudade, afirma a Nair, com um olhar de quem percebe exactamente o que elas sentem quando pronunciam essa palavra.

Neste segundo ano de ensino aos adultos que funciona duas vezes por semana, na Quinta da Serra, as professoras consideram que existem níveis diferentes entre as alunas e algumas estão mais avançadas que as outras. Mas o que não deixam de realçar é o interesse e o empenho que as senhoras manifestam e revelam sempre que chegam até ao final da aulas. Apesar do progresso lento demonstram muitas vontade em continuar a aprender mais e mais.

Texto de Surraia Correia
Fotos cedidas pela alfabetização


No comments: