Monday, November 05, 2007

História nº 5: O Lobo e a Lebre

Era uma vez um Lobo e uma Lebre que viviam juntos numa casa de palha. Gostavam sempre de competir para ver quem era o mais esperto quando se tratava de procurar comida. Certo dia, o Lobo, ao aperceber-se que a Lebre era mais inteligente, resolveu expulsá-la de casa. A Lebre saiu e fez um buraco enorme no chão para apanhar os animais quando estes lhe perguntavam se sabia qual o caminho para onde os outros tinham ido.
Ilustração: Eduarda Mendes

Um dia a gazela perdeu-se dos seus amigos e quando foi perguntar à Lebre se tinha visto por onde estes tinham ido, ela indicou-lhe o caminho onde tinha preparado a emboscada. A Gazela caiu para dentro do buraco e mais tarde foi comida pela Lebre.
Ilustração: Eliana Mendes

Então, o Lobo, ao ver que a amiga estava cada vez mais gorda, perguntou-lhe qual tinha sido a sua estratégia. A Lebre explicou-lhe tudo e o Lobo foi montar uma armadilha também.
Quando uma Gazela lhe perguntou para onde tinham as outras Gazelas, o Lobo, apressado e faminto, disse rapidamente:
-Vai para este caminho que eu já vou lá comer-te.
A Gazela ao ouvir aquilo virou as costas e foi-se embora.
Ilustração: Juliana Pires

A Serpente, que andava lá perto, ouviu tudo e fez a mesma pergunta que a Gazela fizera mas o Lobo nem sequer respondeu. Então, a Serpente resolveu ir esperar o Lobo lá no buraco. Quando este chegou, preparou-se para se atirar para o buraco mas, como viu a Serpente, já não quis saltar.
Ilustração: Catarina Varela



História contada por Junilto Netchemo

No comments: