Tuesday, November 20, 2007

Estrelinhas da Quinta


Desde 5 de Novembro que a Quinta da Serra já tem uma creche. Chama-se Estrelinhas da Quinta, acolhe crianças dos três meses aos cinco ano e foi criada a partir de um projecto concebido por Matusende Mendes, uma jovem de 27 anos, natural da Guiné-Bissau e residente no bairro, que se licenciou em Serviço Social na Escola Superior de Educação de Leiria.
A ideia de abrir um espaço para crianças do bairro de modo a facilitar a vida dos que trabalham surgiu à Mati a partir do projecto final de licenciatura. Quando decidiu o que queria fazer, procurou a Floresbela Pinto, presidente da associação dos moradores do bairro, e as Irmãzinhas de Jesus. Todos acharam que era uma ideia fantástica.
Começou por fazer um levantamento das necessidades, através de inquéritos a 50 famílias, que revelaram sentir falta de uma creche a funcionar dentro do bairro. As famílias disseram ainda que as crianças costumam ficar em casa com pessoas mais velhas, irmãos ou simplesmente na rua, sozinhas, sob o olhar dos vizinhos.
Para que a creche abrisse foi preciso criar condições na sede da Associação Sócio-cultural da Quinta da Serra, a qual passou por uma remodelação conseguida devido aos apoios de muitas pessoas e voluntários que nos seus tempos livres colaboraram na iniciativa desta jovem muito determinada.
“Todas as despesas das obras e remodulação do espaço foi suportada pela associação e com a ajuda de amigos”, explica Mati.Sendo a associação a entidade promotora, foi a falta de apoios financeiros o impedimento a que creche abrisse as portas a mais tempo. “ Temos sentido muita falta de apoios, a remodulação do espaço foi feito com ofertas de dinheiros por pessoas amigas e exteriores ao bairro”, reitera.
O horário de funcionamento da creche “Estrelinhas da Quinta” tem um período alargado a pensar nas mães que trabalham até mais tarde. Sendo a entrada entre as 8h e as 9h30, a saída é as 16h, com possibilidade de prolongamento até às 20h. As mensalidades diferem, naturalmente, em função disso tendo o horário normal uma mensalidade de 85€ e o horário alargado, 125€ já com os seguros incluídosDe momento são os pais que garantem as refeições e a associação apenas oferece o lanche. Futuramente a creche pensa fazer uma parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome para que haja apoio na confecção dos alimentos. “Uma das barreiras que de momento impede os pais de inscrever as crianças é o facto de terem que trazer o almoço de casa.
Em relação as actividades desenvolvidas incluem-se actividades livres e lúdico-pedagógicas. No futuro pensa-se desenvolver aulas de danças com as crianças.
As duas auxiliares que também abraçaram este projecto da Matusende têm formação na área de acção educativa e fizeram um estágio de duas semanas no Colégio da Nossa Senhora da Purificação na Portela. Devido às dificuldades que a associação enfrenta, os seus ordenados serão pagos com o dinheiro das mensalidades. Esta é, de momento a grande preocupação da Mati: “Estou realmente preocupada com esse assunto porque estavam inscritas dez crianças e neste momento só temos três crianças a frequentar. No final do mês teremos de fazer uma ginástica para pagar os salários”.
Sendo ela própria uma voluntária e não recebendo nada pelo trabalho que tem estado a desenvolver espera que o projecto possa candidatar-se aos apoios da Segurança Social mas primeiro é preciso terminar os trabalhos de remodulação do espaço, assim como as casas de banhos adaptadas para as crianças. “Precisamos de criar condições para poder pedir apoios à Segurança Social e como a associação só por si não tem dinheiro isso torna as coisas ainda mais complicadas”.

Texto:Surraia Correia
Fotos: Matusende Mendes

No comments: