Thursday, November 29, 2007

Kotalume no Festival Lisboa Mistura 2007


O Teatro São Luiz vai acolher nos dias 29 e 30 de Novembro, o festival Lisboa Mistura 2007, uma ideia da Sons da Lusofonia. Este festival surge da necessidade de criar-se em Lisboa um espaço de intervenção intercultural em que a criatividade humana é assumida como um poderoso instrumento de comunicação, união e sobretudo clarificação das diferenças. Será um encontro multi-disciplinar e intercultural de pessoas, artes e culturas. Nada mais justo, portanto, que a colaboração do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e da Gulbenkian, mais concretamente através da iniciativa o Estado do Mundo que descobriu e lançou novos talentos na área da música. Foi no âmbito desta parceria que surgiu a gravação do CD "9 Bairros Novos Sons" onde participou Kotalume, um músico caboverdiano do bairro da Quinta da Serra.
"Kotalume", que é o nome artístico de Adilson Moreno, foi descoberto pelo projecto À Bolina e desde a sua participação em "O Estado do Mundo" não tem parado. Além dele, neste festival actuarão os N´Gapas, do Monte Abraão, que também gravaram um tema "9 Bairros, Novos Sons", os Cool Hipnoise, o grupo de música e dança africana Batoto Yetu, Lil´John e a Orquestra d'o Estado do Mundo entre muitos outros convidados.
Para o primeiro dia está previsto um debate, “Um novo olhar sobre Lisboa”, às 18horas no Jardim do Inverno, seguindo-se teatro, música, vídeo e literatura às 22horas na sala principal. Lisboa Mistura terá exibição na SIC-Notícias e pode-se contar com um cruzamento intercultural de pessoas tal como acontece a toda a hora na cidade de Lisboa.

Texto: Surraia Correia
Fotos: José da Costa Ramos

No comments: