Tuesday, November 13, 2007

Responsabilidade e bom senso


José Maria Semedo, o novo membro do À Bolina, é o responsável pelos arranjos necessários no espaço onde funciona o projecto além de estar a dinamizar a relação dos jovens do bairro com as actividades deste Escolhas do Bairro da Quinta da Serra, no Prior Velho. Neste momento está a restaurar o campo de futebol com a ajuda de alguns jovens do
bairro mas ainda consegue ter um pouco de tempo para ajudar no apoio
escolar.
A sua relação com o projecto começou no dia em que veio passear ao salão Polom e ouviu falar da Rita Seixas, a animadora da UNIVA que tem ganho fama e respeito entre os jovens. Este jovem é, para os amigos, o Zé Maria. Tem 24 anos e vive desde sempre no bairro. Passou a ser uma visita quase diária na UNIVA através da qual rapidamente conseguiu um emprego numa carpintaria. O princípio no novo emprego coincidiu com o nascimento do seu filho e o sentimento de que precisava de um trabalho mais estável e com contrato. Quando se aproximou o fim do contrato de curta duração na carpintaria e iniciou nova busca de emprego com a Rita, o coordenador do À Bolina, José da Costa Ramos, fez-lhe uma proposta de trabalho. Zé Maria achou excelente. "Sempre pensei arranjar um trabalho perto de casa mas nunca tive oportunidade". Gosta do trabalho que tem feito na renovação dos espaços do projecto. A sua relação com o À Bolina tem despertado alguma curiosidade por parte dos seus colegas que cada vez mais se aproximam do Salão Polom e das actividades desenvolvidas. Quando o vêem a pintar os espaços do Polom, arranjar as portas e colocar vidros nas janelas muitos dos seus vizinhos e amigos pensam, no entanto, que está a fazer esse trabalho "de borla". Já chegaram a perguntar se está a trabalhar de graça. Isso não o preocupa e responde-lhes dizendo que o seu trabalho é mesmo a sério.

A propósito da ajuda que dá no apoio escolar diz que os meninos e meninas precisam de muita disciplina e sente que por vezes não há respeito visto que já se conhecem da rua. "É sempre diferente quando são pessoas vindas de fora, como era antes, nos primeiros tempos do Polom. Zé Maria diz que ganhou uma responsabilidade maior com o nascimento do seu filho. Hoje considera muito importante para o futuro o trabalho em projectos que têm como objectivo ajudar as crianças e jovens de bairros desfavorecidos na integração na sociedade e que contribuem para melhorar a imagem do bairro no exterior.

Texto: Surraia Correia
Fotos: José da Costa Ramos

No comments: