Monday, November 19, 2007

Jovens do À Bolina na Cinemateca Júnior


A partir de dia 21 de Novembro e durante cinco semanas consecutivas onze jovens do À Bolina participarão nos Ateliers Temáticos de Pré-cinema organizados pela Cinemateca Júnior. É a primeira vez que a nova cinemateca do Museu do Cinema, especificamente dedicada ao público infantil e adolescente e a funcionar na sala de cinema do Palácio Foz, organiza uma actividade continuada com um grupo de jovens. Para esta iniciativa contamos com o apoio da Câmara Municipal de Loures, que disponiliza transporte entre a Quinta da Serra e a Praça dos Restauradores.
Com uma Exposição de Pré-Cinema aberta ao público diariamente entre as 10h e as 17h e sábado, entre as 11h e as 17h, a Cinemateca Júnior também recebe escolas para visitas, sessões de cinema e ateliers temáticos. Sombras, Novos Mundos no Mondo Novo, A Lanterna Mágica, Imagens em Movimento são alguns dos ateliers propostos.

Junto anexamos excerto de um texto de divulgação da Cinemateca Júnior.

(…) o grande especialista de pré-cinema, e célebre historiador, David Robinson confiou-nos algumas das mais preciosas peças da sua lendária colecção e conseguimos obter em depósito, graças à inestimável ajuda de Leslie Hardcastle, um dos fundadores do Momi (Museum of Moving Images) de Londres, algumas das réplicas construídas para aquele Museu, entretanto encerrado. Por outro lado, procurámos ampliar a nossa colecção de filmes com obras adequadas ao novo público que pretendemos encantar. A Cinemateca Portuguesa é por lei e desejo expresso dos que a animam, um MUSEU DO CINEMA. A partir de agora, o MUSEU VAI À ESCOLA e a ESCOLA tem um novo MUSEU onde pode vir.

Texto: Maria do Carmo Piçarra
Fotos: Cinemateca Júnior

No comments: