Monday, November 05, 2007
Jovens Descendentes de Imigrantes reúnem em Évora
Decorreu no Hotel Monte do Carmo, Azaruja (Évora), no passado dia 25 a 28 de Outubro, o II Seminário de Jovens Líderes Descendentes de Imigrantes, no âmbito do Grupo Informal de Trabalho para a Inclusão dos Descentes de Imigrantes, dinamizado pelo ACIDI e o pelo Programa Escolhas.
Este grupo tem como objectivo capacitar um conjunto de jovens líderes descendentes de imigrantes para uma interveção qualificada nas suas comunidades e na sociedade portuguesa. Este seminário forneceu uma vez mais instrumentos fundamentais aos jovens, que assumem um papel de liderança comunitária nas suas comunidades. O encontro serviu para fomentar espaços de reflexão e partilha de experiências, identificando problemas e criando soluções conjuntas.
Os participantes, com idades entre os 21 e 37 anos, são jovens das mais diversas proveniências, que se têm destacado pela sua influência e forte intervenção dentro e fora das comunidades através do movimento associativo, da música, do trabalho social, voluntariado, entre outros.
Entre os intervenientes no seminário, estiveram John e Angela Volmink, vindos da África do Sul, para partilhar a sua experiência e conhecimento sobre liderança comunitária e a questão da Verdade e Reconciliação naquele país. Luis Castanheira Pinto e Ana Felgueiras (Inducar) facilitaram uma sessão sobre Lóbi, e Mónica Dias, investigadora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, falou sobre a teoria e a prática de construção da paz.
O Seminário contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, que se fez acompanhar de dois convidados surpresa: Nelson Évora, campeão mundial de triplo salto, e José Reis, medalha de bronze nos mundiais de Kickbox, também eles descendentes de imigrantes e figuras conhecidas do desporto nacional.
Texto e fotos in http://www.programaescolhas.pt
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment