Tuesday, November 13, 2007

História nº 7: A Princesa e o Criado

Havia um rei que tinha uma filha que nunca conheceu nenhum homem. Os reis tinham um criado em casa e não pensaram que a princesa pudesse vê-lo. Até que um dia ela apareceu grávida. Intrigado com o aspecto da filha o rei perguntou à rainha porque é que a princesa tinha a parte da frente “grande” (apurado) e a parte de trás “plano” (rasteiro). Decidiram então ir ao mestre que disse que daí a nove meses, com a ajuda de umas plantas, ela curar-se-ia.
Passados nove meses a princesa teve um filho. Os reis perguntaram à princesa quem era o pai ao que ela respondeu que era o criado.
Ilustração: Vilma Sanhá
Os reis quiseram levar o homem para a forca mas este disse-lhes que o sucedido tinha acontecido no próprio quintal deles. Então os reis também quiseram levar a princesa para a forca. A princesa disse-lhes que eles é que deviam ir para a forca pois tinham dado alojamento ao homem, impedindo-a de vê-lo. Se não queriam que ela tivesse algo com ele não deviam tê-la em casa como uma prisioneira. Disse ainda que o criado, apesar de ser pobre, não podia ser morto pois era o pai do seu filho e seria o herdeiro da riqueza dos reis.
Ilustração: Ana Francisca Lopes

Quando o conheceu, ela não sabia se o homem era rico ou um simples criado. Por isso é que teve contacto com ele, sem pensar no sucessor do trono. A princesa não pôde escolher pois o único homem que conheceu foi o criado. Quanto aos reis não puderam fazer nada em relação a isso e deixaram a princesa viver em paz com o filho e o criado.
Ilustração: Ana Francisca Lopes

Narração em crioulo de cabo Verde pela D. Maria Semedo
Tradução e adaptação por Rosângela Teixeira

No comments: