Monday, November 26, 2007

História nº 8: A Esperteza da Lebre

Havia uma lebre que achava que era mais esperta que todos os animais do mundo. Como desconfiava, porém, que a tchoca (galinha do mato) era mais esperta que ela e queria ter a certeza, resolveu convidá-la para irem a uma festa na casa da sua avó.
Para testar a sua esperteza, disse à tchoca haver, pelo caminho, coisas que ela não podia tocar nem comer. A tchoca concordou com isso.
Ilustração: Fábio Silva
Enquanto caminhavam viram uma lagoa. Como estava com sede, a lebre disse à tchoca:
-Olha, tenho de mergulhar na lagoa para ver se encontro o anel da minha mãe que caiu lá para o fundo quando eu e ela passámos aqui.
-Está bem - disse a tchoca.
Quando se atirou para a água, a lebre aproveitou para beber bastante até se fartar. Lá em cima, a tchoca também aproveitou para beber pois sabia que era impossível a lebre mergulhar sem engolir um pouco de água.
Ilustração: Pedro Dias
De repente a lebre saiu da água e disse para a tchoca:
– Então, eu não te disse que nessa lagoa não se pode beber água?
– Sim, disseste - confirmou a tchoca.
– Mas então porque é que tens o bico cheio de água? - retorquiu a lebre.
– E tu? Também tens a boca molhada – disse-lhe a tchoca.
Ilustração: Luisa Pandim
A lebre percebeu que era difícil enganar a sua companheira e lá continuaram a viagem. Assim que chegaram a uma floresta, a lebre pensou que ia conseguir enganar a tchoca. Mas, como havia muitos mosquitos na floresta, e estava a ser mordida ela disse à galinha:
- Bem, assim que chegar a casa vou pedir óleo de palma à minha mãe para espalhar pelo corpo.
Enquanto ia falando, a lebre ia batendo no corpo para explicar onde colocaria o óleo e assim ia matando os mosquitos. Então a tchoca respondeu:
- Vais me oferecer um pouco para eu pôr aqui, aqui e aqui.
Deste modo a tchoca aproveitava também para matar os mosquitos.
Ilustração: Ivandro Moniz
A lebre percebeu que afinal não era a mais inteligente de entre todos os animais e contou à tchoca qual era o seu plano, concluindo assim que não era a mais esperta.

No comments: